Madeiras apreendidas, que estão depositadas no distrito industrial de Cuiabá, deverão render aos cofres públicos aproximadamente R$ 1,7 milhão. A previsão consta no edital de leilão que será no próximo dia 29, na capital. Serão leiloados 119 lotes que abrangem 3.745,675 metros cúbicos de madeiras.
O leilão presencial começará às 9h, no pátio Unificado de Madeiras da Coordenadoria de Bens e Produtos Retidos, ao lado do barracão da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), no Distrito Industrial. Interessados já podem verificar os lotes das 9h às 11h e das 13h às 17h.
Segundo informações da 15ª promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, as madeiras que serão leiloados encontram-se em diversos estágios de conservação. São produtos oriundos de mais de 200 crimes ambientais referentes a transporte ilegal de produtos florestais.
Parte da madeira apreendida foi extraída na região Norte e também em Rondônia em operações de fiscalização.
Segundo o promotor de Justiça, Marcelo Caetano Vacchiano, para viabilização do leilão foi montada uma força-tarefa visando dar celeridade ao procedimento. Além dos esforços empreendidos para a lavratura dos autos de avaliação para leilão e elaboração de relatórios técnicos das madeiras periciadas, todos os procedimentos passaram por análise do Ministério Público e Poder Judiciário.