PUBLICIDADE

Macaco encontrado morto em Várzea Grande passa por exames

PUBLICIDADE

A Vigilância Sanitária coletou material de um macaco que morreu subitamente em uma residência, localizada no perímetro urbano do município. A morte foi denunciada pelo morador, que há mais de dez anos convive com uma família de macacos que chegou a ter cerca de 20 membros e que agora está reduzida na metade.

Fragmentos do corpo do animal foram recolhidos e serão encaminhados para o Laboratório Central do Estado (Lacen). Parte do material deve seguir para exames complementares, em laboratório de outros Estados, afirma Juliano Melo, superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Município. A expectativa é que os resultados fiquem prontos em 15 dias.

Juliano não acredita que a morte possa estar ligada a febre amarela, pois caso um dos animais tivesse sido infectado, rapidamente a doença passaria para os demais e todos morreriam em um curto período.

Alerta para o cuidado necessário para moradores que convivem com animais silvestres, sobre o risco que há de contágio, não só pela febre amarela como outras doenças. Tanto em visita a família, na manhã de quinta-feira, foi dada a orientação para atualização da vacinação de todos os moradores, inclusive dos vizinhos.

Em relação a família de macacos alimentada pelo morador, acredita que por estarem inseridos no perímetro urbano, o risco de serem eliminados pela ação do homem ou outros predadores é grande.

A morte ocorreu, ontem pela manhã. Segundo o policial, o macaco brincava com o restante do grupo balançando em um bambuzal, quando o macaco caiu e se debateu por cerca de 20 minutos, morrendo em seguida. O morador convive há anos com os animais, que alimenta diariamente. Segundo ele, nos últimos três meses o grupo foi reduzido, inclusive com o desaparecimento de três filhotes.

Preocupado com a situação, ele tentou acionar a Vigilância Sanitária, Defesa Civil e até o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), mas não obteve qualquer ajuda ou encaminhamento. Após a divulgação da notícia, uma equipe da vigilância esteve no local e recolheu o corpo do macaco, que havia sido guardado pelo morador em uma geladeira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Senac abre vagas de trabalho para instrutores em Nova Mutum

Logo após anunciar a instalação de um Centro de...

Prefeitura de Nova Mutum leiloa bens e veículos

A Prefeitura de Nova Mutum irá realizar um grande...

Caminhonete atinge cavalo mecânico, pegam fogo e ficam destruídos em Sinop

Uma caminhonete e um cavalo mecânico (marca e modelos...
PUBLICIDADE