O Núcleo Integrado de Fiscalização realizou a captura de uma macaca da espécie cuxiú-de-nariz-branco, ontem à tarde, no Marco Zero. De acordo com o coordenador do NIF, Reinaldo Nunes, a contenção do animal foi realizada após “diversas denúncias, reclamações e pessoas atendidas no hospital por ferimentos causados” pelo animal.
Segundo Reinaldo, ela foi capturada após autorização da coordenadoria de fauna da secretaria estadual de Meio Ambiente, para que seja feito o encaminhamento até o Centro de Triagem de Animais Silvestres, de Lucas do Rio Verde. “Esta ação foi visando resguardar a integridade da macaca, porque é um animal silvestre que, infelizmente, foi capturado no habitat e solto ainda filhote aqui, ela está aqui a cerca de 2 anos, e por ser um animal bastante dócil, as pessoas vem interagindo com ela e por essa interação acaba ocorrendo alguns acidentes, onde ela acaba mordendo algumas pessoas e por isso as pessoas têm a agredido, jogado madeira e pedras”, explicou.
“Para garantir a integridade física dela, estamos a retirando daqui e encaminhando pro Cetas de Lucas. Através da SEMA, estamos buscando um local de repente um santuário ou um criador conservacionista para encaminhar este animal, que é jovem, bastante saudável que ainda pode, de alguma forma, retornar a vida livre e se não voltar a vida livre, que ela possa conviver com a própria espécie em local mais adequado”.
Conforme Só Notícias já informou, o caso mais recente ocorreu em maio, onde uma criança, de 6 anos, foi atacada pela macaca durante passeio com a família, em uma das áreas verdes na região central. A criança teve ferimentos na cabeça, sendo necessário levar pontos e chegou a ser transferida para o hospital de Colíder, devido à falta de soro antirrábico nas unidades de saúde de Sorriso.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.