A prefeitura municipal em parceria com pequenos produtores rurais e a Sicredi assinaram, ontem, termo de cooperação que visa fortalecer e ampliar a produção agrícola em pequena escala. Cerca de 130 famílias serão beneficiadas com o programa "cooperara e crescer" da Sicredi. O programa tem por objetivo motivar e apoiar os produtores rurais. "Hoje nós temos 30 pequenas agroindústrias funcionando dentro do programa e temos mais 20 para ser inaugurada nos próximos dias, onde o programa está sendo implementado" acrescentou.
O prefeito Miguel Vaz Ribeiro acredita que o programa proporciona aos produtores manter um nível de produtividade que garanta o fornecimento a supermercados e mercearias do município durante boa parte do ano. "O que se percebe é que temos uma demanda forte e a produção está aquém dessa demanda. Então, há um espaço, uma oportunidade e nós temos que explorar bem isso", destacou.
Em Lucas do Rio Verde, as escolas municipais são abastecidas com produtos da agricultura familiar fazendo com que toda a produção seja consumida. Com a construção do Restaurante do Trabalhador a demanda por alimentos será ampliada e por isso requer um aumento na produção. "Os números continuam crescendo com relação à demanda. E a oferta cresce em ritmo mais lento", avalia a secretária de Agricultura, Luciane Coppeti. "Não é proibido ganhar dinheiro com essa atividade. Nós queremos que ela deixe de ser uma atividade de subsistência, que possa ser uma atividade extremamente lucrativa e as pessoas possam realizar seus sonhos da atividade de produção de hortifrutigranjeiros" finalizou.