Duas salas de aulas e guaritas são construídas no Centro de Detenção Provisória (CDP) do município. O diretor da unidade, Jairo Nascimento, informou que está sendo finalizada a parte elétrica e outras obras do Projeto Vida Nova, que atua na ressocialização dos reeducandos que trabalham em uma indústria instalada no local.
“Com apoio da prefeitura, Ministério Público, Poder Judiciário, da mão de obra dos recuperandos e também do apoio providencial na fiscalização e vigilância dos agentes penitenciários, as obras em nosso Centro de Detenção Provisória estão em ritmo acelerado”.
A expectativa agora é para que a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) dê a sua contrapartida, contribuindo na aprovação de um projeto apresentado. Este prevê outras obras necessárias para melhorar as condições do barracão da unidade, onde os detentos trabalham.
O diretor explica que lá é desenvolvida a ressocialização com a base na religião, trabalho e educação. “Agora com a construção das salas de atividades [aulas], vamos implantar também cursos técnicos. Só não vai mudar de vida aquele reeducando que não quiser. Projeto inovador e que realmente está fazendo a diferença e acredito que em questão de tempo vai ser referência nacional”.
(foto:Rodrigo Mateus)