Neste sábado (7) será realizada a campanha de vacinação antirrábica. Todos os gatos e cachorros com mais de 90 dias de nascimento, exceto gestantes e lactantes, devem ser imunizados. As vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de saúde do município, das 8h às 17h.
De acordo com a superintendente da Vigilância em Saúde, Bárbara Ferreira, a previsão é que 9.600 animais sejam vacinados. “O dono que não puder levar o animal para receber a vacina no dia da campanha, deve procurar a Vigilância Sanitária para retirar a dose. O importante é não deixar de vacinar o animalzinho”.
Na próxima semana, também está previsto levar a vacinação até as comunidades rurais.
A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos, incluindo o homem. Causada por um vírus, a doença se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos, depois no sistema nervoso central e glândulas salivares, onde se multiplica e propaga.
A transmissão ocorre através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. Os sintomas podem demorar a aparecer, devido ao período de incubação do vírus.
As principais características nos animais são “tiques” como se estivessem mordendo o ar, em cães, o latido fica diferente, como se o animal estivesse rouco e salivação abundante. No homem, um dos sintomas é a mudança brusca de comportamento (inquietação, andar sem rumo, agressividade e isolamento). A vacina é a única forma de prevenir a doença.