Proprietários de terrenos baldios poderão ser multados, caso não façam a limpeza no esta semana. A confirmação foi feita pela secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Luciane Copetti. Ela destacou que todos os donos dos imóveis foram notificados e tiveram um prazo para limparem seus lotes.
“Esse prazo já se esgotou e a partir de segunda-feira a prefeitura fará a limpeza desses terrenos que continuam sujos e os proprietários serão penalizados”, alertou. Será cobrada uma multa no valor de R$ 250 e a taxa de serviço, podendo chegar a R$ 400. A secretaria acredita que mais de 400 terrenos estejam nesta situação em Lucas do Rio Verde.
“No período de chuva a situação se agrava. Além do mato, o que mais preocupa é o controle da dengue. No ano passado conseguimos reduzir os focos e pretendemos manter esse resultado”, enfatizou Copetti. Grande parte dos focos do mosquito transmissor é encontrada em lixos jogados nestes terrenos que, por falta de limpeza, acumulam água das chuvas.
No ano passado a prefeitura recolheu mais de 2 mil conteineres de lixo em 13 bairros, durante uma campanha realizada com apoio dos moradores. Outra preocupação é que esses locais são propícios para animais peçonhentos, que causam risco aos moradores.