Entidades do setor de segurança e o poder público de Lucas do Rio Verde devem estabelecer, nas próximas semanas, o plano estratégico de controle às queimadas no período de seca, assim como vem ocorrendo noutras cidades da região Norte. A 13ª Companhia Independente de Bombeiros deve apresentar os primeiros planejamentos durante encontro da Comissão de Segurança.
O intuito, assim como em anos passados, é estabelecer parceria entre bombeiros e prefeitura, com este último disponibilização caminhões pipa. “É o que iremos definir nesta próxima reunião. Lucas do Rio Verde tem hoje uma viatura de combate à incêndio, auto-bomba e salvamento leve, com capacidade para 2,5 mil litros de água e espaço para 3 a 4 pessoas”, declarou, ao Só Notícias, o tenente BM Heitor Fernandes da Luz.
O comandante da corporação adianta que somente este aparato pode não ser suficiente para atender os chamados no período em que a estiagem estiver predominante. Daí, explica, vem a necessidade de contar com parceiros. “Ter apoio da prefeitura para atuar em incêndios de pequenas proporções gera um risco menor. É claro que em casos de grandes a responsabilidade fica com os bombeiros”, reitera.
Segundo Fernandes, que responde pelo comando da unidade militar desde o mês passado, a tendência é, no período da seca, incêndios na área urbana, como em terrenos, predominarem.