Lucas do Rio Verde se prepara para a implantação do projeto "justiça comunitária" para credenciar agentes da justiça comunitária, nos bairros. "Vamos instalar o projeto piloto, credenciando 20 agentes que trabalharão de forma voluntária, com apenas um ajuda de custo que varia de R$ 200 a R$ 250. Os agentes comunitários terão por incumbência visitar indivíduos que moram no bairro, e que por ventura possuem algum tipo de conflito dentro do bairro. O Agente terá o papel de pelo menos tentar resolver esse conflitos" explicou o juiz Bruno de Oliveira Marques. O agente terá o suporte da equipe do poder judiciário além de todo o treinamento.
"Muitas vezes, principalmente as pessoas mais humildes, se sentem constrangidas de comparecer até o fórum que é um ambiente formal e solene", explicou. O projeto tem por objetivo quebrar esta "barreira".
O juiz convidou as pessoas interessadas em se tornarem agentes comunitários para comparecerem no fórum e se inscreverem. "Ao todo 20 pessoas serão credenciadas, sendo que 10 delas já iniciarão o treinamento no próximo dia 20 de outubro.