Será lançado a partir da próxima segunda-feira, um conjunto de ações integradas para organizar a coleta seletiva de lixo nas áreas urbana e rural. Ontem à tarde, o prefeito Marino Franz se reuniu com os coordenadores da campanha e os presidentes das associações dos moradores para apresentar o programa de recolhimento e acertar detalhes da atuação nos bairros.
O serviço será feito semanalmente por um caminhão específico, que também ficará encarregado de dar a destinação adequada para o lixo. Com exceção da comunidade São Cristóvão, onde o recolhimento será feito a partir das 13 horas, em todos os bairros, escolas e demais comunidades do interior, passará partir das 6 horas.
O trabalho de conscientização será reforçado com campanha na imprensa e auxílio das secretarias municipais, a distribuição de panfletos e imãs com a programação nas residências, a instalação de recipientes próprios para cada tipo de lixo nos pontos de maior circulação de pessoas e o envolvimento dos alunos de todas as redes de ensino, inclusive com o desafio de criação do mascote que representará a continuidade campanha.
Com a implantação deste programa, a prefeitura complementa a série de medidas voltadas à saúde pública e à preservação ambiental que incluem a implantação da Central de Recebimento de Lixo Reciclável, o novo aterro sanitário com manta impermeabilizante, a emissão de licenças ambientais para empresas de baixo e médio potenciais poluidores por parte da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
Para o prefeito Marino Franz, esses cuidados integram uma proposta bem mais ampla de desenvolvimento sustentável que requer a conscientização e o esforço de toda a sociedade para que os objetivos sejam alcançados. Ele também destacou o programa ‘Lucas do Rio Verde Legal’, que planeja a regularização de todas as propriedades rurais do município, que tem a economia centrada na agricultura.