Representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde e da Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Mato Grosso (OCB) formalizaram a parceria para a criação da Cooperativa de Agentes Ambientais de Lucas do Rio Verde. De acordo com o diretor do Saae, Raimundo Dantas, a ideia de buscar o suporte técnico da OCB surgiu da necessidade de criar uma cooperativa dentro dos moldes jurídicos, econômicos e sociais estabelecidos pela organização e que, principalmente, possa ser rentável e com perspectivas de desenvolvimento econômico para todos os participantes.
Segundo Dantas, nenhuma das cooperativas criadas no Estado de Mato Grosso atende as normas estabelecidas pela organização, o que dificulta a captação de recursos, tanto do poder público, quanto da iniciativa privada. "Todas as dificuldades que nós estamos enfrentando agora é para criar uma cooperativa que sirva de modelo para todo o Estado", expôs.
Além do diretor, participaram da reunião o controlador adjunto do Saae, Luiz Antonio Oliveira, o presidente da OCB, Onofre Cezário de Souza Filho, o vice-presidente, Eledir Tecchio e o superintendente Adair Mazzotti.
De acordo com o controlador adjunto do Saae, Luiz Antonio Oliveira, a organização já se colocou a
disposição para auxiliar na criação da cooperativa e também prestará todo o suporte técnico aos cooperados.
Oliveira ressalta que com a desativação do antigo aterro sanitário, a prefeitura irá construir no local um centro de triagem, com toda infraestrutura necessária para que os catadores possam separar o material reciclável.
Segundo Dantas, todo o trabalho que o poder público esta realizando com a implantação do novo aterro e criação do centro de triagem só será possível com uma cooperativa forte e bem organizada. "Nós estamos trabalhando, tanto para resolver o problema do lixo, mas também para garantir renda as famílias de Lucas do Rio Verde".