Depois de emitir as três primeiras licenças ambientais para empresas de pequeno grau poluidor, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente aguarda novas regularizações. Ao todo, 90 estabelecimentos, entre oficinas mecânicas, retíficas, lavadores, armazéns, foram notificados para apresentarem os projetos de licenciamento.
Segundo a secretária Luciane Copetti, após vencer o prazo para a regularização, as empresas são novamente vistoriadas e notificadas. “Nosso objetivo não é multar, mas reduzir a poluição, regularizar e conscientizar as empresas que não pode trabalhar sem se preocupar com o meio ambiente”, enfatizou. Quinze projetos estão sendo analisados pela equipe técnica da secretaria.
O pacto com a Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema), atribuindo ao município a responsabilidade de emitir as licenças, foi firmado em dezembro passado. Lucas do Rio Verde foi um dos primeiros municípios mato-grossenses a receber a autorização. Outros ainda buscam firmar o pacto com a Sema.