A polícia registrou um homicídio (na ponte da linha Morocó) nos primeiros quinze dias deste ano, bem diferente de municípios como Sinop e Sorriso, onde o índice está bem maior. O delegado de Polícia Civil, Bruno Abreu, informou ao Só Notícias, que no ano passado foram 24 homicídios.
Quanto aos crimes de furtos e assaltos, o município adotou várias ações de segurança visando diminuir os índices, como a implantação da jornada voluntária de policiais, que tem como objetivo reduzir os números de violência, imprudência e outras infrações, e ampliar a rede de proteção. A iniciativa consiste na participação do policial, militar ou civil, em folga do batalhão, mas a serviço da prefeitura nas ações conjuntas com a Guarda Municipal.
Outro projeto implantado em 2014 foi o “Vizinho Solidário”, que consiste em os vizinhos se comunicarem entre si, avisando caso algo suspeito ocorra na casa do outro. Posteriomente, o projeto foi ampliado para o comércio com algumas modificações.
O trabalho começou em setembro, com a criação da "Associação Comércio Solidário". Os interessados em participar fizeram a aquisição de um kit composto por adesivos, campainha e controle que foram instalados nos comércios.
O presidente da associação, Clécio Frasseto, explicou que “é um projeto piloto que está sendo implantado em parceria com a prefeitura, Conselho Municipal de Segurança e Polícia Militar. Nós estamos juntos com os comerciantes e com o poder público para dar um pouco mais de segurança, quanto mais inibirmos na nossa região o mal intencionado melhor será o combate à criminalidade”, analisou.