O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) apontou que o Órgão de Defesa do Consumidor (Procon) de Lucas do Rio Verde, registrou somente no mês passado 611 atendimentos. Destes, 483 foram resolvidos em atendimento preliminar, ou seja, o impasse apresentado pelo consumidor foi resolvido imediatamente, sem necessidade de abertura de processo. Isso corresponde a cerca de 82,99% do total de atendimentos.
No ranking dos fornecedores mais reclamados neste período no município, o primeiro lugar ficou com a Telefônica Brasil S.A. Vivo, com 88 reclamações, o que corresponde a 14,52% do total. Na sequência aparecem as empresas: Embratel TVSat Telecomunicações, com 29 reclamações; Oi Móvel S/A, com 26; Energisa Mato Grosso S.A. e Sky Brasil Serviços Ltda, com 22 cada.
Ainda de acordo com a assessoria da prefeitura, também foram registrados 48 atendimentos no “Simples Consulta”, 41 aberturas de Carta de Informação Preliminar (CIP) e 7 “Extra Procon”, que consiste em orientações e esclarecimentos de dúvidas apresentadas pelo consumidor, bem como para encaminhá-lo a outro órgão, quando não faz parte das competências do Procon.
No mês passado, foram realizados ainda três encaminhamentos ao Juizado Especial Cível e 29 atendimentos de retorno de CIPs. O Procon de Lucas do Rio Verde também concluiu 29 CIPs. Além disso, outras 40 Cartas de Informação Preliminar ainda aguardam retorno de fornecedores.
O atendimento do Procon de Lucas do Rio Verde ocorrer de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h, na Galeria Central de Serviços que fica localizada na avenida Paraná, no Centro.