A secretaria municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, vai promover, este mês, palestras e apresentações teatrais nas escolas para reforçar a conscientização da população sobre a importância em manter os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue, chikungunya e zika vírus.
As ações serão realizadas por meio do Programa Saúde na Escola e têm como objetivo explicar de forma lúdica como combater o mosquito transmissor das três doenças. A assessoria da prefeitura informou que, de janeiro a março deste ano, foram confirmados 67 casos de dengue, 16 casos a menos que o mesmo período no ano passado (83).
Mas há preocupações quanto a zika vírus e chikungunya. No primeiro quadrimestre do ano passado foram registrados 7 casos de zika vírus e 5 casos de chikungunya e este ano houve uma elevação – 12 de zika e 15 de chikungunya.
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Keli Paludo, é importante que a população esteja atenta aos locais que podem ficar com água parada, pois neste início do período de seca a quantidade de focos do mosquito aumentam. “A melhor prevenção é cuidar. Nós não podemos deixar que o mosquito tome conta da nossa cidade. É necessário manter os terrenos limpos e não deixar água acumulada, só assim vamos combater estas doenças”, explicou Keli.