A prefeitura de Lucas do Rio Verde elaborou a reestruturação do conselho e a criação do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher para tornar o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher ainda mais representativo. O órgão é vinculado à secretaria de Assistência Social e tem a finalidade de elaborar e implementar políticas públicas destinadas a garantir a igualdade de oportunidades e de direitos de homens e mulheres, de forma a assegurar à população feminina o pleno exercício de sua cidadania.
A reestruturação visa melhorar a participação das conselheiras no cumprimento de suas atribuições. Entre as competências do conselho estão: promover a cidadania feminina e a equidade nas relações sociais; estimular ações voltadas para a capacitação e qualificação profissional das mulheres; propor e apoiar políticas que visem eliminar a discriminação da mulher; e aprovar, monitorar e avaliar a aplicação do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres.
Outra novidade é a criação do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher com a proposta de assegurar os recursos necessários para a execução das políticas públicas dedicadas à promoção, à garantia e à expansão dos direitos da mulher.
O Fundo Municipal juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a Secretaria de Assistência Social são instrumentos essenciais para a execução das políticas públicas e ações que buscam melhoria nas condições de vida e direitos da mulher.
O projeto de lei da prefeitura, que prevê essas mudanças foi encaminhado à câmara de vereadores para ser votado.