A prefeitura abriu a concessão para exploração, por parte da iniciativa privada, dos serviços de pedalinho e da estrutura da lanchonete no lago José Ernani Machado. A permissão terá prazo de um ano e pode ser prorrogada, caso for interesse do Executivo. A medida faz parte do plano de revitalização dos pontos turísticos de Lucas.
Para incentivar as empresas a participaram da concorrência pública, a prefeitura adquiriu dez pedalinhos, que ficarão sob responsabilidade da vencedora. Na justificativa, o município destaca a importância de oferecer atrativos aos visitantes do lago e apontou que não tem interesse de explorar “as referidas atividades, demonstrando assim a inviabilidade de promover a exploração direta e, por conseguinte, a viabilidade de fazê-la de modo indireto, por meio de outorga a terceiro interessado”.
O parque em torno do lago será, segundo a assessoria, totalmente reformado. A previsão é que os serviços de lanchonete e pedalinho entrem em funcionamento no dia 5 de agosto, data de aniversário do município.