Ideias para fomentar o esporte e o lazer foram propostas, ontem à noite, na Casa dos Conselhos, durante uma reunião com a sociedade. O encontro contou com a presença de representantes de diversas modalidades esportivas do município. A reunião foi promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com a Casa dos Conselhos, com o objetivo de viabilizar a discussão sobre os temas.
Na oportunidade, a secretaria apresentou as atividades desenvolvidas pela administração para o Esporte e Lazer e ouviu as sugestões da população para melhorar o trabalho.
O gerente de Cidade e secretário interino de Saúde, Ramiro Azambuja, ressaltou durante o encontro que a prefeitura está sempre aberta ao diálogo. “Nós queremos saber os anseios da sociedade para sempre melhorarmos as ações da administração, pois a proposta dessa gestão é promover mais qualidade de vida para a população”.
Durante a reunião, os participantes fizeram apontamentos a respeito da necessidade de criar políticas públicas voltadas para o esporte amador, além de ferramentas que fomentem o esporte para adultos.
O presidente da Associação Luverdense de Handebol, Claudinei Carvalho, pontuou que a associação existe há três anos e conta com 130 pessoas, mas encontra dificuldades para manter a modalidade para adultos. “Hoje a principal necessidade é a continuidade para o esporte adulto, temos excelentes professores nas escolinhas de base, mas quando o jovem chega na idade adulta já encontra mais dificuldade para manter-se no esporte”.
Uma solução apontada no encontro para esse problema foi a reativação do Conselho Municipal do Esporte. Com essa ferramenta a classe se tornará mais forte e unida. Para dar andamento a iniciativa, ficou acordado que cada modalidade deve eleger um representante para fazer parte do conselho.
Uma nova reunião será marcada para os próximos dias com estes representantes para dar o encaminhamento das documentações necessárias para a reativação do conselho. Para viabilizar esse processo, os representantes vão buscar orientações com pessoas que tenham conhecimento na área de conselhos e associações de esporte.