A prefeitura construirá duas novas celas na cadeia pública, as obras de ampliação do espaço começam na próxima semana e os recursos virão do próprio município. De acordo com o prefeito Marino Franz, além das celas, foi viabilizada na Secretaria de Justiça de Mato Grosso, a transferência de aproximadamente 50 detentos.
O prefeito explica que todas as medidas tomadas são de cunho emergencial e visam minimizar o problema de superlotação da cadeia pública. Segundo o diretor da instituição, Jairo Santana do Nascimento, atualmente, a cadeia abriga cerca de 190 detentos, porém, tem capacidade para atender 85 presos.
Em relação a construção da nova cadeia, o prefeito disse que, nos últimos dias, esteve reunido com representantes do Ministério Público e da Secretaria Estadual de Segurança Pública, o objetivo dessas reuniões é a busca de apoio para a construção da obra.
Para a próxima semana, está prevista a visita do secretário adjunto de Administração Penitenciária , tenente coronel José Antônio Gomes Chaves que conhecerá a situação da cadeia de Lucas do Rio Verde.