O presidente da comunidade católica da Rosa Mística, Claudiomir Boff, confirmou para o dia 8 de novembro a inauguração da nova igreja, que iniciou em 2008 e custou cerca de R$ 2,5 milhões. Todo o recurso foi captado através de doações da sociedade e de festas promovidas. O prédio, que tem cerca de mil metros quadrados, ainda está passando por alguns acabamentos tanto na parte interna quando externa. A artista plástica Mari Bueno ficou responsável por painéis e vitrais personalizados.
A nova igreja foi construída em um local estratégico, na avenida Mato Grosso, na região central, e deve se transformar em um dos principais pontos turísticos de Lucas do Rio Verde.
Ainda faltam alguns detalhes para definir a programação da inauguração. “No dia 8 teremos uma cerimônia religiosa com a presença do bispo da diocese de Diamantino, Dom Vital Chitolina, além de vários padres de toda a região. Será uma cerimônia longa, com aproximadamente duas horas e meia de duração, no qual serão abençoados todos os símbolos da igreja. Logo em seguida, estamos preparando um coquetel. No dia 9, será realizada uma grande festa de inauguração da igreja”.
A veneração a “Rosa Mística” remonta aos primeiros séculos do cristianismo. As igrejas do oriente, no famoso hino “Akatistós Paradisis” fazem menção de uma espécie de rosário onde se cantava a invocação: “Maria, tu ‘Rosa Mística’ da qual nasceu CRISTO, maravilhoso, de inebriante perfume.” Também a Ladainha de Nossa Senhora contém a invocação “Rosa Mística”.