O mais recente mutirão de cirurgias de catarata, no final de semana, proporcionou atendimentos para 100 pacientes de Lucas do Rio Verde. As cirurgias foram viabilizadas pela prefeitura, através do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, e realizadas no PSF XIV – Jardim Amazônia.
O secretário municipal de Saúde, Rafael Bespalez, informou que os pacientes foram selecionados da lista de espera da Central de Regulação. “ O município está investindo aproximadamente R$ 85 mil nessas cirurgias. O projeto de mutirões funcionou muito bem no ano passado, fizemos três, e para esse ano estamos planejando mutirões de cirurgias e consultas, é um trabalho que tem resultados rápidos e gera qualidade de vida”.
O prefeito Luiz Binotti acompanhou o início do mutirão e destacou a importância destes procedimentos. “Se esses pacientes fossem esperar pela regulação do SUS, certamente ficariam muito tempo esperando a oportunidade de fazer essa cirurgia, para evitar isso, o município optou por adquirir essas cirurgias pelo consórcio, que gera uma diminuição de custo e de tempo de espera desses pacientes. É um investimento do município para que essas pessoas passem por este procedimento de forma segura e com profissionais qualificados”, declarou, através da assessoria. “Em Lucas do Rio Verde estamos optando por cuidar das pessoas, da saúde das pessoas, sobra pouco recurso para fazermos investimentos, novas obras, mas com certeza as pessoas que são atendidas agradecem muito e é uma satisfação poder cuidar da saúde da nossa população, tenho certeza que Lucas tem a melhor saúde de Mato Grosso, sei que temos as falhas, temos os problemas, mas tenho certeza que o município faz a sua parte, toda a equipe da Secretaria de Saúde atendendo a população. Estamos fazendo esse investimento, que seria do Estado, mas o município está fazendo esse papel para conseguir atender as pessoas e não ficarem na espera”.