O juiz eleitoral de Lucas do Rio Verde, Cássio Luis Furim, e o promotor eleitoral Paulo Henrique Amaral Motta entregaram à Associação Terapêutica Portal da Sobriedade, instalada no município, uma máquina plastificadora e 80 caixas, cada uma com 100 unidades de polaseal 5 Americano, avaliada em R$ 499,99. O equipamento doado já está sendo utilizado na plastificação de títulos de eleitores emitidos na revisão do eleitorado com biometria. Toda a renda é revertida em benefício dos internos em tratamento na Associação.
A Associação Terapêutica Portal da Sobriedade possui capacidade para manter até 30 internos e atende gratuitamente dependentes químicos de todo o país. Atualmente a entidade mantém 28 internos. A coordenadora da entidade filantrópica, Ideiva Rasia Foletto, disse que a doação foi muito bem vinda, já que a Associação não tem renda própria.
A doação foi viabilizada por meio de um Termo Circunstanciado, em audiência preliminar referente a uma ação penal. O Ministério Público apresentou proposta ao autor do fato, de transformar a pena privativa de liberdade em pena alternativa, com a referida compra e doação do equipamento, que deveria ser entregue no cartório da 21ª zona eleitoral de Lucas do Rio Verde. Em contrapartida, a vítima, presente no momento da tratativa, se comprometeu a não ajuizar qualquer demanda de cunho indenizatório ou para composição de danos.