Termina, na sexta-feira (12), a primeira etapa da campanha de descontos do Imposto Predial, Territorial Urbano (IPTU). Nesta primeira fase, os incentivos para o pagamento à vista e em conta única podem chegar a 55% de desconto. A secretária de Finanças e Orçamento, Maria Rossato, explica que a campanha tem como objetivo facilitar para que os contribuintes possam efetuar o pagamento do imposto à vista e aumentar a arrecadação do município.
Aqueles que quitarem o IPTU dentro do prazo da primeira fase, terão 30% de desconto e se os imóveis possuírem grama, terão mais 20% e se possuírem calçada, terão mais 5%, totalizando 55% de desconto. Após o dia 12, entra em vigor a segunda etapa da campanha, que com os incentivos (plantio de grama e calçadas), o valor do desconto pode chegar até 50%. O pagamento deve ser efetuado até o dia 3 de julho.
A partir do dia 4 começa a última etapa e aqueles que ainda quiserem aproveitar os benefícios, os descontos podem chegar a 45%, desde que possuam grama em casa e calçada. O pagamento deve ser efetuado até o dia 7 de agosto.
Segundo a secretária, além do pagamento à vista, o poder público oferece a opção de parcelamento, no entanto, sem os descontos da campanha, somente os incentivos (grama e calçada). O valor pode ser pago em até sete vezes, com o vencimento da primeira parcela no dia 30 de junho e a última em 21 de dezembro.
“Os descontos são atrativos, mas se o contribuinte não tiver condições financeiras para quitar o imposto, ele pode parcelar. O importante é não deixar de pagar, evitando juros e para que o valor não entre na dívida ativa do município”.
As chácaras urbanas produtivas e utilizadas para moradia própria ou localizadas em área de proteção ambiental também terão incentivos para o pagamento do IPTU. Além do índice que varia de acordo com as etapas da campanha, os proprietários terão mais 15% de desconto.
Todos os boletos já foram entregues, no entanto, se o contribuinte não recebeu, pode emitir a fatura por meio do site da prefeitura.