Responsável pela produção de mudas de árvores que são utilizadas tanto na ornamentação do município, quanto na recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP), o Horto Municipal de Lucas do Rio Verde fechou 2011 com a produção de mais de 120 mil mudas. De acordo com o coordenador do local, o engenheiro agrônomo Deloi Pedon, o horto possui aproximadamente 120 espécies diferentes, que incluem além das plantas ornamentais e nativas, mudas frutíferas e paisagísticas.
Somente de mini-ixóras foram produzidas no ano passado 90 mil mudas, destas 40 mil foram utilizadas apenas na ornamentação dos parques e avenidas do município e oito mil no centro cívico. O engenheiro ressalta que com o trabalho realizado no horto e as parcerias realizadas pelo poder público, Lucas do Rio Verde já se tornou autossuficiente na produção de mudas.
Na última semana, o horto recebeu um carregamento de 80 toneladas de adubo químico. O material, avaliado em aproximadamente R$ 300 mil, foi doado ao poder público pela Península Internacional. A parceria entre a prefeitura e a empresa de fertilizantes é resultado do empenho pessoal do prefeito Marino Franz e gerou ao município uma economia significativa.
Outra parceria importante acontece com a Fazenda Mano Júlio que doa periodicamente todo o adubo orgânico utilizado no desenvolvimento das plantas. O trabalho realizado pelos servidores do horto e a relação estabelecida com as empresas garantem a beleza dos parques e avenidas do município que permanecem floridos durante todo o ano.
Segundo o engenheiro, o objetivo do horto é a produção de mudas para o consumo interno. No entanto, mesmo com a destruição e o furto de plantas, que acontece frequentemente, ainda há excedente na produção, que é doada as entidades e vendida para a comunidade.
Somente no ano passado foram arrecadados R$ 15 mil com a comercialização de mudas, valor que foi repassado a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.