Deste total, 42 foram registrados no final do ano passado e 282 nos dois meses deste ano. Apesar da grande incidência, apenas as gestantes e os bebês tem suas amostras de sangue encaminhadas ao laboratório estadual para confirmação ou descarte da doença. Até o momento, nenhum caso relacionado ao zika foi confirmado no município.
Além das 42 notificações de zika, no ano passado foram registrados também sete notificações de febre chikungunya e 722 de dengue, sendo que 168 casos foram confirmados. O número de casos de dengue ainda pode aumentar, já que alguns casos estão sob investigação.
Lucas do Rio Verde está entre os dez municípios mato-grossenses que devem receber reforço do Exército, no próximo sábado (13), em ação de combate ao mosquito Aedes aegypti. Eles irão às ruas para distribuir material impresso com orientações para a população sobre como manter a casa livre dos criadouros do mosquito.
A ação vai ocorrer simultaneamente em todo o país. Em Mato Grosso serão aproximadamente 2,5 mil militares atuando na campanha. Além de Lucas do Rio Verde, vão receber a ação militar os municípios de Barra do Garças, Cáceres, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Felix do Araguaia, Sorriso e Sinop.