PUBLICIDADE

Lucas do Rio Verde reativa comitê para intensificar combate a mosquito transmissor de 3 doenças

PUBLICIDADE

O comitê interinstitucional de mobilização, prevenção e controle de doenças tropicais foi reativado, hoje, para que seja intensificado o combate ao mosquito Aedes Aegypti que, além da dengue, transmite a febre chikungunya e o vírus zika. A conscientização será feita com ações também nos meios de comunicação.

Será criada lei que autoriza o agente de saúde entrar nas casas abandonadas e terrenos baldios para verificar se ha lixo que acumula água e pode ser criadouro do mosquito. A Guarda Municipal dará apoio no momento em que ocorram as visitas dos agentes. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente continuará fiscalizando todos os bairros.

“Lucas do Rio Verde já evoluiu muito neste sentido, mas não podemos relaxar porque o problema volta e os danos poderão ser maiores justamente por conta das novas doenças transmitidas pelo Aedes”, disse o prefeito Otaviano Pivetta. A Secretaria Municipal de Saúde tem 181 agentes de saúde e 30 de endemias que já estão orientando a população e as mulheres grávidas quanto a zika.

Segundo o secretário de Saúde e gerente de Cidade, Ramiro Azambuja, a oscilação das chuvas faz com que a limpeza das calhas, terrenos e cuidados com o lixo doméstico sejam mais intensos nesta época. “Não queremos que a sociedade sofra com mais essa doença grave, pois já existem casos de microcefalia no estado e não podemos deixar que os focos do mosquito se proliferem aqui”, disse, através da assessoria

O Ministério Público será informado sobre a situação de moradores reincidentes, que já foram multados por manterem imóveis sujos, e podem pedir ao judiciário outras punições.

Está sendo agendado encontro com padres, pastores e representantes de igrejas para que, durante as celebrações, também seja feita essa orientação sobre a conscientização do combate às doenças.

O prefeito Otaviano Pivetta e os promotores Francisco Gomes e Caio Loureiro também participaram da reunião, na prefeitura, para reativação do comitê.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE