Amanhã será realizada o “dia D” da campanha de vacinação contra a gripe em todo país. No entanto, no município será escolhido outro dia para promover a ação devido à falta de vacinas. A meta local é vacinar 8.414 pessoas, mas até o momento o Ministério da Saúde encaminhou apenas 14% das doses.
De acordo com a supervisora da Vigilância em Saúde, Bárbara Ferreira, as doses já foram distribuídas nas unidades de saúde e algumas pessoas já foram vacinadas. “Com a quantidade de doses que restou é inviável realizar o dia D, não temos o suficiente para atender o público-alvo da campanha”.
A supervisora também relatou que entrou em contato com o órgão responsável pela distribuição das vacinas e foi informada que para a próxima semana serão repassadas mais 40% das doses. “Quando chegar as doses previstas para a próxima semana vamos marcar uma nova data para o dia D, que é um momento em horário especial destinado às pessoas que não podem comparecer aos PSFs durante o horário de serviço. Além do dia D, as vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de saúde de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, até o final da campanha, no dia 22 de maio”.
Devem receber a dose crianças na faixa a partir de 6 meses e menores de 5 anos, idosos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional. Também serão imunizadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Nesse caso, é preciso levar também uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose.