Assim como em 2014 e 2015, a prefeitura decidiu não realizar o carnaval popular que, até 2013, era realizado no lago Ernani José Machado, na região central. A economia de recursos públicos é a justificativa para a não realização da festa no município.
A administração afirma que até poderá participar como apoiador de clube e grupos organizados que queiram realizar a festividade no município. No entanto, sem fornecer auxílio financeiro para tal.
Lucas segue desta forma as medidas adotadas por outras cidades do Nortão como Sinop, Sorriso e Nova Mutum, que também não terão carnaval bancado pelo poder público.
A prefeita em exercício de Sinop, Rosana Martinelli (PR), aponta economia de R$ 500 mil, que será destinado para outras áreas. O secretário de Governo de Sorriso, Hélio da Silva Vieira, disse que também será economizado recursos para ser investido em outras áreas prioritárias.
O secretário de Administração de Nova Mutum, afirmou que a prefeitura dará prioridade na construção de obras e melhorias no município do que gastar recursos públicos na realização da festa popular.