O projeto ‘De Olho no Óleo’ está sendo ampliado e mais 50 bombonas que serão utilizadas como contentores de óleo usado vão ser instalados reforçando a destinação correta para o óleo de cozinha usado – altamente poluente – para ser transformado, dentro do próprio município, em biocombustível, fonte de energia sustentável. Elas serão instaladas nas escolas municipais.
Os associados da Acorlucas receberão R$ 1,50 por litro até 19.9 mil litros de óleo recolhidos e R$ 2 por litro para coletas acima de 20 mil litros de óleo usado.
Um litro de óleo usado tem a capacidade de poluir até 20 mil litros d’água. A orientação é que os moradores esperarem o óleo esfriar, coloquem em garrafa pet para depois levar ao ponto de coleta. As bombonas serão retirados por um caminhão e o óleo coletado será transportado por uma empresa especializada. Na fábrica, o resíduo, antes sem serventia, se transforma em biocombustível, deixando de ser um agente poluente.
A doação das bombonas foi feita pela cooperativa Sicredi Ouro Verde MT. A ação está sendo desenvolvida pela secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, SAAE, Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis (Acorlucas) e empresas.