O primeiro ambulatório de Medicina de Família e Comunidade, no Espaço Saúde, foi no final de semana, com intuito de diminuir a demanda da central de regulação de pacientes que já estavam na fila de espera aguardando consulta.
O ambulatório é um novo projeto das secretaria de Saúde com médicos especialistas em Medicina de Família e Comunidade em parceria com o Programa de Residência Médica Luverdense, buscando a resolução de mais de 85% dos casos. Os residentes acompanham e auxiliam os especialistas nesses atendimentos.
Neste primeiro momento, apenas pacientes de causas sensíveis da endocrinologia foram atendidos, a maioria portadores de diabetes Mellitus. Entre as avaliações também teve consulta a nutricionista. Ao todo, 42 pacientes foram chamados. Destes, 29 compareceram e já estão com retorno agendado para o fim deste mês.
A coordenadora da Comissão de Residência Médica, Jessika Canabarro, explicou, através da assessoria, que o ambulatório atenderá diversas especialidades. “Começamos com endocrinologia pois essa era nossa fila maior no momento. Todos os pacientes que atenderam ao telefone para agendamento foram atendidos, tiveram o seu primeiro atendimento com médico e nutricionista e já saíram da consulta com o retorno agendado”.
Outras demandas também serão atendidas conforme a quantidade de procura por parte dos moradores.