Serão convocados este mês os mesários que vão trabalhar nas eleições de outubro, na 21ª Zona Eleitoral de Lucas do Rio Verde. Ao todo, de acordo com o cartório eleitoral, serão 364 mesários, distribuídos nas 91 sessões nos municípios de Lucas do Rio Verde, Tapurah, Itanhangá e Ipiranga do Norte, que pertencem a Comarca.
Houve um crescimento no número de urnas em comparação com as eleições do Referendo do Desarmamento, no mês de novembro do ano passado, quando foram convocados 284 mesários para as 71 sessões eleitorais. A chefe do cartório, Fernanda Arruda, ressalta que os mesários serão distribuídos em quatro para cada sessão, que pode ter até 500 eleitores.
Em toda a 21ª Zona Eleitoral, o eleitorado é de 30.072. Nas últimas eleições a comarca tinha 27.231 eleitores. Só o município de Lucas do Rio Verde teve um crescimento de 13% em seu eleitorado e passa a ter 18.511 votantes, um dos maiores eleitorados do Nortão.
Este ano, a Justiça Eleitoral também implantou o projeto de mesário voluntário. Os interessados ainda podem se inscrever no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou nos cartórios e postos eleitorais. Todas as fichas de inscrição serão encaminhadas à Coordenadoria de Desenvolvimento e Recursos Humanos do TRE, que repassará os nomes aos cartórios das respectivas cidades.
Os mesários convocados receberão a convocação em casa e terão os nomes publicados em jornais de circulação.