PUBLICIDADE

Lucas: direitos de pessoas com deficiências são discutidos em seminário

PUBLICIDADE

A garantia de acesso a educação, esporte e saúde será discutida na I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que acontece no dia 29 , às 12h30, no auditório da Câmara Municipal. O evento é promovido pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e visa avaliar e propor diretrizes para eliminar as barreiras e garantir liberdade e cidadania aos portadores de necessidades especiais.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Sidinir Bif Stechert explica que o eixo central das discussões gira em torno do tema do evento "Um olhar através da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Novas Perspectivas e Desafios".

Porém, dividido em cinco eixos temáticos, educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses e, por último, segurança, acesso a justiça, padrão de vida e proteção social adequados.

Além de debates, o encontro ainda reserva apresentações culturais e a palestra com o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-MT), Mário Lúcio Guimarães de Jesus.

Ao final da conferência, as propostas apresentadas serão votadas e juntamente com os delegados eleitos irão representar o município na etapa estadual do evento, que acontece em Cuiabá, com data ainda não divulgada.

A secretária ressalta que independente da condição de cada um, toda a comunidade deve participar da conferência. "Garantir acessibilidade é promover a independência e a cidadania dos deficientes e essa não pode ser uma luta apenas de uma classe, mas, de todos."

Programação

Dia 29 de maio, às 12h30, no auditório da Câmara Municipal
12h30 – credenciamento
13h – cerimônia de abertura
13h15 – apresentação cultural
13h30 – leitura e aprovação do regimento interno
13h45 – Palestra "A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU) e o Plano Nacional das Pessoas com Deficiência "Viver sem limites", com o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-MT), Mário Lúcio Guimarães de Jesus.
14h45 – debate
15h15 – coffee break
15h30 – trabalhos em grupo
16h30 – apresentação e votação das propostas
17h15 – eleição dos delegados para a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência
17h30 – encerramento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria inicia curso preparatório gratuito para concurso da Educação em MT

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci)...

Sinop: carro e caminhonete se envolvem em colisão na BR-163

O acidente envolvendo a Fiat Strada e o reboque...

Sinop: Guarda Municipal recebe novas viaturas e equipamentos

A prefeitura fez hoje a entrega de três novas...

Bombeiros fazem buscas por 5 horas em mata e localizam idosa perdida

Militares do Corpo de Bombeiros localizaram a mulher, de...
PUBLICIDADE