Uma comissão está sendo formada em Lucas do Rio Verde para organizar os festejos de aniversário da cidade, em agosto. O vice-prefeito, Miguel Vaz, destacou ao Só Notícias que, até no final deste mês, ou meados de abril, a comissão deve apresentar uma proposta da programação. Até ano passado, as festividades ocorriam durante a Expolucas – feira agropecuária e comercial, que deixará de ser realizada.
“Neste ano, a agenda será mais festiva, sendo que a parte de negócios ocorrerá na semana que vem, dentro do Show Safra”, explicou. Ele acredita que a festa do município deverá contar com um show nacional de renome, embora a aplicação de recursos não se compare ao que era investido para a realização da Expolucas. “Com uma boa organização e planejamento, vamos trazer um show que esteja dentro do orçamento e agrade a nossa população, mas ainda é cedo, nada foi definido”, pontuou.
O estádio Passo das Emas é uma das opções de local para a festa. Conforme o prefeito Otaviano Pivetta já havia anunciado, Lucas deverá ter uma festa popular, “que seja acessível a todos os luverdenses e com uma manifestação cultural de todas as regiões que compõem a sociedade”.
Serão comemorados 26 anos de emancipação. Com uma população estimada em mais de 52 mil habitantes, Lucas do Rio Verde é considerado hoje um município que ocupa lugar de destaque no ranking dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. A cidade se desenvolveu muito rápido, pois até o final dos anos 90 a cidade não era servida de rede de energia elétrica, possuindo apenas motores geradores a óleo para o abastecimento.
Três décadas depois da instalação do acampamento do 9º BEC, às margens do Rio Verde, esta moderna, pujante e dinâmica cidade cujo nome rende uma homenagem a Francisco Lucas, um seringalista pioneiro, e ao belo e caudaloso curso de água límpida tão importante para a comunidade, em nada lembra o vilarejo onde tudo era difícil e precário.