Os antigos prédios da cadeia e da delegacia de Polícia Civil de Lucas do Rio Verde estão sendo demolidos. No local ainda havia motocicletas e carros apreendidos, a maioria já em forma de sucata, retirados hoje pela manhã. O processo de demolição começou pela área interna. A secretaria de obras avaliou o que ainda poderia ser reaproveitado, como portas, janelas, pias para em seguida autorizar a retirada do material.
A demolição deve ser concluída até a próxima semana. Segundo o secretário de Obras, Nestor Albrechet, “nessa primeira fase é usada uma máquina mais leve, justamente para que o impacto não seja maior estragando o que pode ser reutilizado”. Depois de concluir a parte externa será usado maquinário pesado para derrubada de paredes e as estruturas de concreto que são mais resistentes, como as colunas.
No local da antiga cadeia será construída uma praça para os moradores do bairro Jardim das Palmeiras e de outras comunidades circunvizinharas. “A nossa intenção é mudar completamente o modo de uso daquele lugar. Ao contrário do era antes, que o local possa servir de espaço para o lazer e simbolizar a liberdade.”. Explica o prefeito Marino Franz.
A fábrica de blocos, que existia nessa antiga estrutura também será transferida para as novas instalações da Cadeia pública, conforme acerto entre a prefeitura e a coordenadores de segurança do novo sistema.
A antiga cadeia e delegacia, abrigavam cerca de 180 presos com celas superlotadas e condições precárias de higiene e a constante insegurança sofrida pela população do bairro. Os reeducandos transferidos para nova cadeia, construída pela prefeitura de Lucas, com recursos próprios de mais de R$ 1 milhão, hoje oferece segurança, além de dignidade, para os que cumprem pena.