A Câmara de Vereadores e a Gerência Regional de Atendimento ao Contribuinte da Secretaria de Estado da Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) promovem na próxima sexta-feira (25), uma palestra sobre Revisão Precária e Sumária de Lançamento Tributário e Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFCe). O fiscal de tributos estaduais Benedito Henrique de Carvalho Neto falará para profissionais e estudantes da área de contabilidade e representantes de entidades ligadas ao setor. De acordo com o agente de tributos estaduais Gabriel Batista da Cruz, o objetivo do encontro é orientar os profissionais no uso das novas ferramentas disponíveis pela Sefaz, para simplificar os processos e facilitar o trabalho de contadores e contribuintes.
A palestra é mais uma iniciativa do Projeto Câmara Cidadã, desenvolvido pelo Legislativo Municipal, com o objetivo de levar informação e aproximar as ações dos vereadores da comunidade.
O presidente Airton Callai (PSD) informou que a palestra é uma ótima oportunidade para os profissionais de Lucas do Rio Verde ampliar os conhecimentos e tirar dúvidas sobre outros procedimentos disponíveis pela Sefaz.
O projeto "Câmara Cidadã" também prevê para sábado testes rápidos de saúde, orientações jurídicas, cortes de cabelo, dentre outros serviços que serão oferecidos gratuitamente no “Ceja em Ação”, das 14h às 18h, na Escola Estadual Luiz Carlos Ceconello. O mutirão é promovido em parceria com o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) José de Alencar com objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços e garantir mais cidadania aos moradores.
A expectativa é atender aproximadamente 600 pessoas e oferecer também palestras sobre trânsito e direitos da criança, esclarecimentos sobre sistema habitacional e aulas de zumba e ginástica com o Programa Vida Nova.
“A nossa intenção, enquanto Câmara Cidadã, é facilitar o acesso das pessoas aos serviços, por isso reunimos tudo em único lugar. O que nós esperamos é que a população não perca essa oportunidade”, ressalta Callai. De acordo com a gestora do Ceja José de Alencar, Lucinete Dallabrida, além de garantir a inclusão social das famílias, o objetivo do mutirão é valorizar o ambiente escolar e fortalecer os vínculos entre escola e comunidade. “Queremos fazer da escola um ambiente democrático onde as famílias possam encontrar auxílio diante dos diversos problemas sociais que vivem. A escola também pode ter essa função dentro da comunidade.”
A Escola Estadual Luiz Carlos Ceconello está localizada no Bairro Cerrado. O Ceja em Ação também conta com o apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), informa a assessoria.