Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde revelam o aumento na procura de vacinas contra o vírus Influenza A (H1N1) em todas as unidades de saúde do município, principalmente entre as pessoas com idades entre 30 e 39 anos. De acordo com a coordenadora de Imunizações, Cristiane de Souza, o aumento na procura pela vacina, entre as pessoas pertencentes a quarta fase da campanha, se deve aos atrasos ocorridos na entrega dos lotes e a proximidade do inverno, período em que as pessoas ficam suscetíveis as doenças respiratórias.
Até a última segunda-feira (17) já haviam sido vacinados 17% da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, entre as pessoas com idades entre 30 e 39 anos. Porém, durante esta semana, a procura aumentou significativamente. Cristiane esclarece que a campanha não tem data determinada para término. "A campanha de vacinação só vai terminar quando o município atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 80%".
Segundo ela, entre as pessoas com doenças crônicas, gestantes e crianças com idades de seis meses a dois anos, a campanha de vacinação continua em todos os Postos de Saúde da Família (PSFs).
A coordenadora explica ainda a necessidade da segunda dose aplicada em crianças com idades entre seis meses e dois anos. De acordo com a coordenadora, nessa faixa etária, a vacinação é fracionada em intervalos de trinta dias, porém, é muito importante que os pais levem os filhos para concluir o ciclo e garantir a imunização. Em relação a vacinação de idosos contra a gripe comum, Cristiane esclarece que o município não recebeu a quantidade suficiente para atender toda a demanda, por isso, em algumas unidades de saúde já estão faltando vacinas. Segundo ela, até a próxima semana, a situação já estará normalizada.