Parte do centro de Sinop, onde é feita a coleta automatizada, voltou a ficar com lixo acumulado, do lado de fora de contêineres, gerando mau cheiro, incomodando moradores, clientes e colaboradores de empresas. A coleta de lixo não teria sido feita, desde sexta-feira, em algumas avenidas e ruas. Neste domingo, diversos contêineres estavam lotados, com sacos e caixas de lixo deixados do lado de fora.
A empresa não explicou o motivo da coleta não ter sido feita. Recentemente, o problema se repetiu em diversas localidades na área central que tem cerca de 400 contêineres (cada um com capacidade para 3 metros cúbicos) e a coleta é feita de pelos caminhões da empresa que presta serviços para o município.
A cobrança da taxa de coleta de lixo, neste ano, é de R$ 11 milhões.
Outro lado
A prefeitura informou em nota, que a coleta mecanizada que opera de segunda a sábado teve seu cronograma prejudicado neste mês nos dias 10 (sexta-feira), 15 e 16 (quinta e sexta-feira) devido a “descartes irregulares frequentes no contêineres”. A administração também informou que para solucionar esta situação, a Sanetran, empresa responsável pelo serviço, mobilizou um caminhão de coleta traseira para remover o acumulo de contêineres e implementou operações emergenciais aos domingos (12 e 19) com o objetivo de regularizar a frequência semanal de coleta. A prefeitura ressaltou ainda que juntamente com a empresa vem se empenhando na comunicação e educação ambiental da população. “Há esforços contínuos para informar sobre os tipos de resíduos permitidos e proibidos nos contêineres específicos. No entanto, é comum o descarte irregular de itens como eletrodomésticos, camas, sofás, madeiras, pneus e materiais de construção, danificando as pecas e equipamentos”.
Ainda na nota, foi destacado que acidente de trânsitos danificam as estrutura dos contêineres, além de atos de vandalismo como depredações, pichações e incêndios.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.