Diversas unidades de saúde em Sinop estão com uma grande quantidade de lixo hospitalar acumulada. A reportagem de Só Notícias esteve em alguns locais e constatou que a situação é preocupante. De acordo com um funcionário, que preferiu não se identificar por temer represálias, há mais de um mês, a empresa responsável pela coleta não retira os resíduos das unidades. “Para funcionários e usuários causa muito transtornos, principalmente por causa do mau cheiro”.
O servidor ainda destacou que, por várias vezes, a Secretaria de Saúde foi alertada por funcionários, no entanto, não resolveu o problema. “A gente liga e eles não estão ‘nem aí’. Ainda percebemos a água acumulando nas sacolas e isto causa mais um transtorno para nós. A secretaria alerta tanto sobre o mosquito da dengue, mas, infelizmente, ela não está cuidando disso como deveria”.
Outro lado
O secretário de Saúde, Manoelito Rodrigues, apontou que a coleta dos resíduos foi finalizada ontem à tarde. Ele ainda destacou que as sacolas estavam armazenadas de maneira correta, “de acordo com o que determina a lei”. O gestor não esclareceu o que ocasionou o atraso na coleta que gerou acúmulo.
Só Notícias também entrou em contato, por diversas vezes, com a empresa responsável pela coleta, que tem sede em Rondonópolis. Por meio do departamento jurídico, informou que tem intenção de emitir uma nota oficial sobre o assunto, o que, até o momento, ainda não ocorreu.
(fotos: Só Notícias/Luiz Ornaghi e divulgação)