O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu licença prévia relativa à linha de transmissão 500 kV Cuiabá – Ribeirãozinho (MT) – Rio Verde (GO). O empreendimento terá 606 quilômetros de extensão e atravessará todo o Estado, com seu início na subestação da capital seguindo até a subestação de Ribeirãozinho, chegando na de Rio Verde.
A licença é válida por dois anos a partir da data de sua emissão, sendo observadas as condições discriminadas no documento e nos demais documentos constantes do processo. De acordo com a análise técnica da viabilidade ambiental da implantação do empreendimento, três aspectos principais foram levados em consideração: as condições socioambientais identificadas ao longo do traçado da Linha e o grau de preservação dessas áreas; os impactos potenciais decorrentes da implantação das Linhas; e as medidas que deverão ser adotadas para que se construa, de fato, um instrumento de planejamento ambiental que possa atender às necessidades de um projeto de linear a ser implantado nos estados do Mato Grosso e Goiás.
“A construção da Linha de Transmissão 500 kV Cuiabá – Ribeirãozinho – Rio Verde Norte é viável do ponto de vista técnico, econômico e socioambiental bem como se mostra essencial ao desenvolvimento da região”, aponta o documento.