PUBLICIDADE

Lideranças debatem medidas para combater violência a idosos; Sinop lidera ranking

PUBLICIDADE

Sinop é o município em Mato Grosso com maior número de casos de violência contra os idosos. Só em 2016, das 230 denúncias no Estado, 18% delas foram em Sinop. São casos de violência doméstica, negligência, a exploração financeira, entre outros, aponta a secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos.

O assunto foi debatido, há poucos dias, entre promotores, advogados, representantes de entidadesque atendem idosos e a prefeitura. "A redução não é tarefa fácil e não será feita do dia para a noite. Obviamente, a educação é uma das formas de prevenção. Obviamente, ainda, há a repressão e o MP (Ministério Público), nas suas vertentes criminais, tem o dever de buscá-la nos casos que couber", afirma o promotor de Justiça Pompílio Paulo Azevedo Silva Neto, e reforçou que às vítimas, cabe denunciar as agressões (sejam elas psicológicas, físicas ou quaisquer outras), como forma de ajudar as autoridades na identificação e punição dos responsáveis e, ao mesmo tempo, o município, para acompanhamento da pessoa com mais de 65 anos. 

"Sinop está com números muito ruins. Precisamos colocar para fora, mostrar que esta situação existe, alertando as pessoas, chamando a atenção da sociedade para o problema. Temos que avançar muito. Qualquer iniciativa como esta (do evento) voltada para a educação, deve ser aplaudida de pé", acrescentou ainda o promotor, em uma referência ao evento promovido pela secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação.

A secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, que organizou o debate, também tem articulado ações em eixos que vão da prevenção ao acompanhamento do público da terceira idade. Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS's) atuam na prevenção, oferecendo uma série de atividades que visam integrar a família a família. Por outro lado, quando a violação do direito do idoso é praticada, o acompanhamento destas vítimas é feito via Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS). A informação é da assessoria.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura em Mato Grosso define concurso e alguns salários chegam a R$ 4,8 mil

O concurso público no município de Cotriguaçu (944 quilômetros...

STJ vê invasão ilegal de policiais e absolve condenada por tráfico em Mato Grosso

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou recurso da...
PUBLICIDADE