O secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, teve a primeira reunião técnica com produtores da Associação dos Beneficiários da MT-140 para asfatar um trecho da rodovia, no Médio Norte, em parceria entre governo e agricultores. A entidade vai doar o projeto executivo de pavimentação que custou mais de R$ 3 milhões.
O traçado inicial apresentado começou a ser debatido. O eixo pavimentado é sentido Norte-Sul e possibilitará a redução de até 180 quilômetros entre Sorriso e Rondonópolis.
A ideia inicial, de janeiro de 2013, quando começaram as articulações entre autoridades e moradores do Distrito de Boa Esperança (Sorriso) e Santa Rita do Trivelato era de duplicação da ponte velha do Rio Teles Pires. "Mas, acabamos não concordando e buscando uma nova alternativa, que foi a construção de outra ponte, que encurtará em 28 km a distância entre Boa Esperança e Santa Rita, além de baixar o custo final da obra”, disse o vice-prefeito de Sorriso, Ederson Dal Molin.
A previsão é que a pavimentação da MT-140 diminua, em média, 260 quilômetros a distância entre a região produtora e a cidade de Rondonópolis, onde fica o terminal de intermodal, que escoa a produção para o Porto de Santos. Além de diminuir a distância até a capital. A projeção é gerar economia de R$ 249,5 milhões por ano com a redução dos valores de frete.
Técnicos da secretaria e a associação dos produtores continuam estudando como será o traçado para definir o cronograma da obra, autorizada no último dia 6, em Santa Rita do Trivelatto, pelo governador Pedro Taques. A previsão é finalizar a pavimentação até o final de 2018.