Cerca de 150 pessoas participaram do 1º Fórum de Segurança Pública em Lucas do Rio Verde, no último sábado. O evento reuniu várias autoridades e teve como objetivo debater propostas e definir ações para garantir a segurança no município. Uma das cobranças foi a construção de novas instalações para a cadeia.
Segundo o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Eliseu Sávio Diniz, a atual estrutura da cadeia está precária e preocupa os moradores. “O município se comprometeu com a destinação de área que seja adequada para a cadeia, e também em apoiar a construção”, destacou. “Também cobramos a construção de uma cadeia em Tapurah, que já é comarca mas ainda não tem local próprio para comportar os presos, que são encaminhados para o nosso município”, complementou o presidente, já que, de acordo com ele, cerca de 40% dos detentos que estão na cadeia de Lucas do Rio Verde são de Tapurah.
Outra reivindicação dos moradores é o aumento do efetivo, que deve ser feito com a contratação de novos policiais aprovados no concurso público da Polícia Civil. “O comando da Polícia Militar também se comprometeu em fazer a reposição no número de policiais de acordo com o crescimento da cidade”, salientou.
No final do evento foi elaborada uma carta de intenções com todas as propostas e definições. Participaram do fórum o prefeito Marino Franz, o vice-prefeito Osvaldo Martinello, o secretário adjunto de Segurança Pública do Estado, Denézio Pio da Silva, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Leovaldo Salles, representantes da Polícia Civil, juízes, promotores, defensores, delegados, secretários municipais, entre outros.