O presidente da Comissão Permanente de Licitação da Secretaria Estadual de Licitação (Secitec) suspendeu a sessão de abertura da concorrência pública que visa selecionar uma empresa para construção do Parque Tecnológico de Mato Grosso, em Várzea Grande. Conforme justificativa publicada no Diário Oficial do Estado, o edital de licitação foi impugnado e, agora, será readequado. Outra data será definida para recebimento das propostas.
O lançamento da licitação ocorreu no mês passado. Com uma área de 16 hectares, localizada em Várzea Grande, o início das obras estava previsto para o primeiro bimestre de 2018. Com a mudança no edital, não está confirmado se esta data será mantida. A intenção da Secitec era inaugurar a obra ainda no ano que vem.
Segundo a secretaria, o layout do centro é baseado no conceito de construções por containers, “uma tendência que otimiza os investimentos com conforto e modernidade. A estrutura modulada permite a gestão de espaços de forma eficiente de acordo com necessidade”.
O projeto inicial estava orçado R$ 14 milhões e durante o primeiro semestre de 2017, após uma reavaliação do plano diretor, foi otimizado e o valor de R$ 8 milhões permitiu que as ações retomassem caminho para o início das obras. A obra terá recursos do Fundo de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat). O parque tem a expectativa de movimentar de 1,3 mil empregos diretos e indiretos.
O projeto contempla três módulos de funcionamento: parque tecnológico (espaço para o desenvolvimento de inovação pelas empresas), parque de serviços (focado na promoção de serviços para empresas, industrias e comunidades) e parque científico (espaço para formação e qualificação de pessoas, núcleos de universidade, laboratórios e centros de P&D).
Estão em processo de instalação também a anexa da Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e do campus da Universidade de Mato Grosso (Unemat).