Hoje foi mais um dia de longas filas de veículos nas duas pistas da BR-163, a cerca de 60 quilômetros de Sinop, que ficou bloqueada -pelo quarto dia consecutivo- desde o início da manhã, por famílias do Movimento Sem Terra (MST). Agora há pouco, foram retirados os obstáculos da pista e liberada a passagem na principal rodovia que liga o Nortão a capital. A 163 ficará liberada à noite, porém, o protesto deve ser retomado amanhã.
O bloqueio novamente deixou motoristas irritados, parados por várias horas na pista, com calor, fome, pessoas atrasadas para compromissos, empresas esperando encomendas, cargas e resultado em muitos outros transtornos e prejuízos.
Segundo Marciano da Silva, integrante do movimento, o bloqueio será mantido até receberem uma resposta concreta do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) em relação as reivindicações feitas, entre elas o assentamento de várias famílias. Ontem, representantes do órgão estiveram no local, mas, conforme Silva, não houve posicionamento sobre as cobranças.
Os trabalhadores bloqueiam apena a passagem de caminhões e carretas, porém, alguns motoristas, revoltados, também impedem o tráfego de outros veículos. O impasse na região ocorre desde segunda-feira.