O laudo emitido pela Secretaria de Saúde de Sinop descartou que a morte de uma menina de 2 anos e 8 meses foi em decorrência de leishmaniose. Novos exames estão sendo realizados para confirmar a suspeita de histoplasmose, que tem sintomas muito semelhantes à doença da primeira suspeita.
A garota morreu no último dia 6 após ficar mais de 20 dias internada em um hospital particular da cidade, ela chegou a ser encaminhada para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O resultado do novo exame será divulgado na próxima semana para identificar a causa da morte da menina. A Secretaria Estadual de Saúde.
A histoplasmose é uma infecção com sintomas variados como anemia, febre, acidentes respiratórios, digestivos ou cutâneos, causada pelo fungo histoplasma capsulatum. A infecção é adquirida pela via respiratória através da inalação de fragmentos de fungos que estão no ambiente ocasionando uma infecção nos alvéolos pulmonares.
Já a Leishmaniose é uma patologia infecciosa causada pela multiplicação dos protozoários do gênero Leishmania no organismo do homem ou animais. A doença é transmitida pela picada de fêmeas dos mosquitos palha ou birigui.