Terminou agora há pouco a solenidade de lançamento das obras do sistema de esgoto. O prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato, participou da solenidade, enfatizando a importância de se fazer um trabalho de qualidade, visto que isto será cobrada pelo poder público e pelos próprios usuários. A rede de esgoto será feita pela empresa Águas de Sorriso (o sistema de água e esgoto foi privatizado há vários anos no município).
As áreas definidas para a primeira etapa estão inseridas no quadrilátero formado pela Perimetral Sudoeste, Perimetral Sudeste, Perimetral Noroeste, Perimetral Nordeste. Além do Jardim América, estão inseridos os bairros Centro Sul, Centro Norte, Bom Jesus, Bela Vista, Alvorada, Benjamim Raiser e América.
Nessa primeira fase, será atendida uma população de aproximadamente 30 mil habitantes. O investimento total da empresa está orçado em R$20 milhões.
Está prevista nesta etapa a execução aproximada de 10 mil ligações de esgoto (diâmetro mínimo de 100 mm); 120 mil metros de redes coletoras (diâmetro mínimo de 150 mm); 5 mil metros de coletores troncos (diâmetros de 200 e 30 0mm), uma EEE – Estação Elevatória de Esgoto; três unidades de tratamentos do tipo compacta, com 7 módulos; mil metros de emissário final, bom como escritório, oficina e laboratório para análise dos afluentes (esgotos que chegam as ETEs) e efluentes (esgoto após tratamento).