A chuva intensa prejudicou abastecimento de água em 131 bairros da região sul da capital. O temporal que caiu, ontem de madrugada, trouxe grande quantidade de lama e lixo para dentro do rio Coxipó, responsável pelo abastecimento da Estação de Tratamento de Água (Eta) do Tijucal. Com isto as bombas de captação tiveram que ser desligadas para evitar danos aos equipamentos.
A informação é do gerente comercial da CAB, Roberto Fernandes da Silva. O desmatamento nas encostas do rio Coxipó e a grande quantidade de lixo que desceu, incluindo animais mortos, entre eles vacas e capivaras, ocasionaram ainda a mortandade de peixes, pela falta de oxigenação na água.
A lâmina de água no rio chegou a marcar 4,54 metros, sendo que normalmente fica na escala entre 80 e 90 centímetros. A turbidez da água saltou de uma escala de 80 para 8.000, informa o gerente. Outro fator também foi a falta de energia elétrica em diversos bairros, bem como a oscilação na rede, que resulta no desligamento automático do sistema.
A orientação da CAB Cuiabá é de que os moradores reservem água e consumam com economia até que o sistema seja restabelecido, já que a vazão no rio foi reduzida em 50%. As quedas de energia também afetaram os sistema de abastecimento das outras Etas, por isso praticamente toda cidade teve redução no abastecimento de água.