Os jovens de Lucas do Rio Verde estão criando soluções criativas para fortalecimento, difusão e mobilização de causas culturais e sociais A partir do aprendizado no Laboratório de Comunicação e Cultura Flor do Cerrado, que foi contemplado no edital Conexão Cultura Jovem da secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer ofereceu, durante seis meses, formação e bolsas de estudo para cada participante. Com cursos e oficinas, possibilitou conhecimento, troca de experiências, envolvimento e oportunidades para a busca do primeiro emprego desses jovens.
Para isso, o projeto foi dividido em Educomunicação com foco na comunicação comunitária, desenvolvimento de ações e campanhas socioculturais coletivas; e fortalecimento da rede local de empreendedores culturais. “O grande desafio foi realizar as atividades em meio a pandemia de Covid, mas com empenho de todos os envolvidos desde da criação do edital pela equipe da secretaria, e toda a equipe do Labcom, conseguimos oportunizar jovens por meio da comunicação e cultura, estimulando o protagonismo e potencial da nova geração como agentes de transformação social em Lucas do Rio Verde”, comenta Fernando Pael, coordenador pedagógico e gestor cultural do projeto.
A capacitação envolveu conteúdos na área de comunicação e cultura, como produção de áudio e vídeo, mídias sociais, técnicas de comunicação para mobilização de pessoas em favor de causas de impacto social, design gráfico, criação publicitária, sustentabilidade e empreendedorismo. Os participantes tiveram acesso ainda a workshops para o desenvolvimento de uma rádio comunitária como instrumento de transformador nas comunidades, que incluiu aulas sobre produção de spots, vinhetas e programetes.
Todo o conhecimento foi colocado em prática e os resultados vieram aos montes, com campanhas, apoio a produções culturais locais, diálogos e muita conexão com artistas e projetos atuantes na cidade e região. Com o curso de Educomunicação, os jovens bolsistas aprenderam a produzir podcasts que são compartilhados na comunidade para transmitir saberes, experiências e atualidades.
A rádio digital foi criada para divulgar o que vem sendo produzido na cidade, as manifestações populares, as produções culturais e os fazedores de cultura.
Lançada em abril deste ano a partir do reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na LabCom, a Rádio Conexão Cultura conta hoje com dezenas de produtores culturais dedicados na construção de sua programação. Além de programas musicais, entrevistas, conteúdos educativos e culturais, estão acessíveis materiais em vídeo sobre as atividades desenvolvidas pelo projeto.
Campanhas de divulgação foram criadas em plataformas digitais e em impressos gráficos para dialogar sobre a importância de formação e capacitação artístico cultural e promover a valorização de músicas autorais compostas por artistas da região.
Com a participação dos jovens, o LabCom realizou programações em homenagem à cultura mato-grossense, rolê cultural, encontro de coletivos e artistas e encontro de profissionais da dança, além de disponibilizar o ‘Espaço Hip Hop’ em sua sede.
Da conexão e diálogos com a comunidade local, despontaram campanhas de difusão e promoção de artistas, produtores e empreendimentos culturais. O destaque foi a realização do ‘1° Encontro de sensibilização à economia criativa em Lucas do Rio Verde’, que ocorreu no início de julho, em parceria com o Sebrae e Prefeitura municipal.
Para o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Alberto Machado, que participou da cerimônia de entrega dos certificados aos bolsistas, os resultados oferecidos pelo LabCom Flor do Cerrado estão transformando a cidade. “É muito gratificante acompanhar tudo o que o projeto proporcionou aos próprios alunos e à comunidade. Muito aprendizado e parcerias que oportunizaram a expressão da arte e da cultura, e principalmente experiências que farão a diferença na vida pessoal e profissional desses jovens. Estamos honrados em contribuir com a maravilhosa ação”.