A Justiça Federal leiloará, nesta segunda-feira, 2 mil cabeças de gado apreendidas com acusados de tráfico durante uma operação da Polícia Federal (PF). Serão disputados bezerras, novilhas, garrotes, vacas, bois e touros, sendo animais de corte, localizados em Alta Floresta, Nova Canaã do Norte e Itaúba.
O leilão acontecerá no Fórum de Alta Floresta e os valores estarão abaixo do preço de mercado. Os gados foram apreendidos em dezembro de 2014, na operação “Denarius”, destinada a desarticular uma organização criminosa com base em Umuarama (PR) e a combater o tráfico internacional de drogas.
Ao todo foram apreendidos diversos bens, dando um total de mais de 60 milhões de reais, aplicados prioritariamente na aquisição de imóveis, cabeças de gado, veículos e aeronaves. A frente desta operação está o Juiz Federal, Sérgio Moro, também responsável pela Operação Lava Jato, que investiga um grande esquema de lavagem e desvio de dinheiro envolvendo a Petrobras, grandes empreiteiras do país e políticos.