PUBLICIDADE

Justiça Federal ganha nova sede no Médio-Norte de MT

PUBLICIDADE

Foi lançada na manhã de ontem (20) a pedra fundamental que marca a construção da sede da subseção Judiciária do Tribunal Regional Federal da 1ª Região em Diamantino. Criada em 22 de novembro de 2010, a Vara de Diamantino já atende cerca de 250 mil pessoas. De acordo com o diretor do foro da seção judiciária de Mato Grosso, o juiz federal Roberto Luís Luchi Demo, atualmente, a Justiça Federal em Mato Grosos conta com 16 varas e uma turma recursal e a concentração das varas na Capital dificultam o acesso à Justiça. “Essa vara tem papel fundamental viabilizando acesso à Justiça aos municípios do Médio-Norte”, destacou. Ele ainda ressalta que desde o início de sua gestão como diretor do foro, sua meta tem sido a ampliação da estrutura. 

Para a construção da sede da subseção de Diamantino, o Governo doou o terreno e por meio de emendas parlamentares, foi viabilizado o projeto. A obra, orçada em R$ 4 milhões, conta também com emenda da bancada federal de Mato Grosso alocada no orçamento para 2015 de R$ 3 milhões. Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes participou da solenidade e afirmou que trata-se de um marco que dá solidez a um projeto que vinha sendo sonhado há muito tempo. Também marcaram presença no lançamento da pedra fundamental o desembargador federal Ítalo Mendes, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo da Cunha, o prefeito de Diamantino, Juviano Lincoln (PSD), o deputado federal Valtenir Pereira (Pros), o suplente de senador Cidinho Santos (PR) e o empresário Eraí Maggi (PP), além do presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador federal Cândido Artur Medeiros Ribeiro Filho.

Berço de grandes nomes do Judiciário, a exemplo do próprio ministro Gilmar Mendes e de seu pai, o desembargador Joaquim Pereira Ferreira Mendes, a escolha de Diamantino para a implantação da subseção judiciária não se deu por acaso, como lembrou o desembargador Ítalo Mendes, ressaltando que o município é a mais antiga comarca de Mato Grosso. Instalada em 2010, a sede da Vara de Diamantino funciona em um prédio cedido pela Prefeitura. A estrutura atende os usuários da Justiça Federal de 19 municípios da região e, entre as principais demandas estão os benefícios sociais concedidos pelo governo federal.
 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colíder: acidente entre motos deixa dois feridos

As motocicletas Honda Biz vermelha e Bros preta se...

Inscrições de seletivo na Saúde em Nova Mutum terminam no domingo

A etapa de inscrições em processo seletivo simplificado da...
PUBLICIDADE